Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente Estrela que deveria ter virado buraco negro desafia astronomia
quarta-feira, 18 de agosto de 2010 Nenhum Comentario!
Concepção artística mostra como seria a estrela magnética estudada
Foto: ESO/L. Calçada/Divulgação
Astrônomos europeus afirmam ter demonstrado a partir de observações do Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês) que uma estrela magnética - um tipo de estrela de nêutrons - se formou a partir de uma estrela com pelo menos 40 vezes a massa do Sol. O resultado desafia as atuais teorias sobre evolução estelar, já que um astro com tanta massa deveria ter se transformado em um buraco negro. Além disso, a descoberta levanta uma nova questão: qual é a massa necessária para dar origem a um buraco negro? As informações são do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), responsável pelo VLT.
Os astrônomos fizeram observações de Westerlund 1, a 16 mil anos-luz da Terra, na constelação do Altar, que é o mais próximo super agrupamento estelar conhecido e contém centenas de estrelas de grande massa. Algumas delas têm luminosidade 1 milhão de vezes maior que a do Sol e outras têm 2 mil vezes o seu diâmetro.
"Se o Sol estivesse situado no centro deste agrupamento, o nosso céu noturno estaria repleto de centenas de estrelas tão brilhantes como a Lua cheia", diz Ben Richie, autor principal do estudo. Apesar da diversidade e da grande população de estrelas, chama a atenção em Westerlund 1 que todas têm aproximadamente a mesma idade, estimada entre 3,5 milhões e 5 milhões de anos, pois o agrupamento se formou a partir de um único evento.
Os astrônomos estudaram mais exatamente uma estrela magnética, que é uma estrela de nêutrons (astros formados a partir de uma explosão de estrela de grande massa, evento conhecido como supernova) com campo magnético extremamente forte - trilhões de vezes mais poderoso que o da Terra.
Westerlund 1 tem uma das poucas estrelas magnéticas conhecidas na Via Láctea e, a partir do estudo desta estrela e das que a circundam, foi possível descobrir como era o astro que deu origem a ela. Uma vez que as estrelas do agrupamento têm aproximadamente a mesma idade, a que explodiu deve ter tido uma vida mais curta, o que indica qual era o seu tamanho.
"Como o tempo de vida de uma estrela está diretamente relacionado com a sua massa - quanto mais massa tem uma estrela, mais curta é a sua vida -, se medirmos a massa de qualquer uma das estrelas sobreviventes, saberemos com certeza que a estrela de vida mais curta que deu origem à estrela magnética deve ter tido ainda mais massa", diz o coautor e líder da equipe que realizou o estudo, Simon Clark. "Isto é extremamente importante, já que não existe nenhuma teoria aceita sobre como se formam estes objetos extremamente magnéticos".
Teorias
As teorias mais aceitas até agora afirmam que estrelas com massa entre 10 e 25 vezes a massa do Sol explodirão como supernovas no final de sua vida e darão origem a estrelas de nêutrons, enquanto aquelas com massa inicial superior a 25 vezes a do Sol se transformarão em buracos negros.
"Estas estrelas têm que se ver livres de mais de nove décimos das suas massas antes de explodirem como supernovas, caso contrário darão antes origem a um buraco negro", diz o coautor Ignacio Negueruela. "Perdas de massa tão elevadas antes da explosão apresentam um grande desafio às atuais teorias de evolução estelar".
Outra explicação
Contudo, os astrônomos também pensam em uma possibilidade para o surgimento de uma estrela magnética a partir de um astro com tanta massa. O mecanismo de formação preferido dos astrônomos postula que a estrela que se transforma em estrela magnética - a progenitora - tenha nascido com uma companheira estelar. A interação entre as duas causa grande ejeção de matéria por parte da progenitora, o que explicaria como ela não se transformou em um buraco negro.
Embora hoje não se observe nenhuma estrela que teria sido companheira da progenitora, os astrônomos afirmam que há a possibilidade de, durante a explosão da supernova, ela ter "expulsado" a estrela companheira do agrupamento a alta velocidade.
"Se este é o caso, então os sistemas binários poderão ter um papel importante na evolução estelar ao originar perda de massa - o derradeiro 'plano de dieta' cósmico para estrelas de grande massa, o qual faz deslocar mais de 95% da sua massa inicial", conclui Clark.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4629601-EI301,00-Estrela+que+deveria+ter+virado+buraco+negro+desafia+astronomia.html
http://www.cifraclub.com.br/fernando-sorocaba/da-cor-do-pecado/simplificada.html#autoplay
quinta-feira, 12 de agosto de 2010 Nenhum Comentario!
http://www.desastresaereos.net/triangulodasbermudas.htm
Superleague Formula 2010 at Brands-Hatch, Chris van der Drift's Massive Accident (Live Version)
segunda-feira, 2 de agosto de 2010 Nenhum Comentario!
NSC 2010 at Atlanta Brad Keselowski Huge crash
Here's the blowover of Brad Keselowski caused by Carl Edwards during the 4th Round of the Nascar Sprint Cup 2010.
Superleague Formula 2010 at Brands-Hatch, Chris van der Drift crashes into a bridge (Replays)
Replays of Chris van der Drift's massive crash at Brands-Hatch today.
Chris' car was launched into the air and hit a bridge that completely destroyed his Olympiacos car. The driver is lucky to be alive and was shortly transported to a nearby hospital. He has a leg broken in two places, broken ribs, broken fingers, cracked shoulder blade, dislocated shoulder and many more bumps and bruises.
GEAN CARLOS SCHULZ, É ENCONTRADO MORTO EM FLAT NO PORTO DAS DUNAS
sexta-feira, 16 de julho de 2010 Nenhum Comentario!
O cara que morreu era meu parente, só soube que o caso foi parar na TV através de um outro blog, 99,99% dessas informações eu consegui no Blog:http://everardocaioprado.blogspot.com
Que Deus o tenha!
Vídeo:
Windows 7 Glass Visual Style Para Windows XP
segunda-feira, 3 de maio de 2010 Nenhum Comentario!
Tamanho: 1,30 MB
Sistema: Windows XP
Empresa: Customize.org
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Windows 7 Glass Visual Style for XP é um belo tema para deixar seu XP com as cores e características visuais do Windows 7, o novo sistema da Microsoft muito aguardado pelos usuários. Diferente dos outros temas, para utilizar o Windows 7 Glass Visual Style for XP não é preciso alterar nenhuma DLL ou configurar o registro. É tudo muito simples e prático!
Cores e fontes
Se você já deu uma olhadinha no visual do Windows 7 e adorou, com certeza vai gostar deste tema. As cores utilizadas por ele são muito próximas daquelas visíveis no novo sistema da Microsoft.
O mesmo acontece com as fontes, que, se não iguais, são muito próximas daquelas mostradas no 7, dando um toque ainda mais especial para o visual do seu computador. Acabe com a mesmice e desfrute do novo estilo que a Microsoft preparou para os usuários.
http://saopauloindy300.com.br/
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 Nenhum Comentario!